LACTE começa com 1,3 mil inscritos, anuncia ganhadores do prêmio "Você inspira" e apresenta data do evento de 2024
Nesta segunda-feira (27) teve início a 18ª edição do Latin America Community for Travel and Events Experience (LACTE), organizado pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV). O encontro, que acontece no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, apresenta diversos recordes históricos, como o número de inscritos - mais de 1.300 participantes - e a quantidade de parcerias com associações. Também foi anunciada a data para 2024: o evento será nos dias 26 e 27 de fevereiro (segunda e terça-feira), no mesmo local.
Com o tema “All connected”, o encontro tem como propósito criar conexões significativas e longevas entre os profissionais de viagens, eventos e mobilidade corporativa para que se conectem, aprendam e gerem negócios, fomentando um mercado equilibrado, ético e transparente.
Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV, destacou a importância de um setor forte e unido. “Sinto emoção pura e orgulho em realizar mais esse encontro, um trabalho coletivo e que envolve muitas pessoas para que tudo aconteça perfeitamente. O LACTE é um momento em que reforçamos nossos propósitos de conectar, compartilhar, capacitar e coconstruir sempre juntos, com clientes e fornecedores na busca por um mercado mais equilibrado com relações sustentáveis. Agradeço por tudo e tanto que cada participante aqui presente faz pelo setor de viagens e eventos corporativos”, comenta.
Já Juliana Patti, presidente da ALAGEV, ressaltou o aniversário da associação. “Essa edição é ainda mais especial pois estamos celebrando os nossos 20 anos. No período de 2020 a 2022, realizamos 66 eventos. No ano passado, quando fui eleita, assumi três compromissos: unificar o mercado, realizar a expansão para a América Latina e reconhecer e compartilhar as melhores práticas do setor. Conseguimos alcançar todas as metas; batemos o recorde de inscritos e de parcerias com outras entidades, favorecendo a conexão na indústria. Com essa união do mercado ganhamos três super poderes: estar juntos, aprender juntos e fazer juntos”, finaliza.
A causa social valorizada nesta edição é “Enfrentemos todos o racismo. Se você não enfrenta, sua omissão permite”, que traz luz à inclusão no mercado de viagens e eventos corporativos, propondo diversas atividades para que o setor atue coletivamente nessa mudança. O evento conta também com o lounge do Movimento Black Money (MBM), que promove a participação de afroempreendedores que disponibilizam produtos e serviços para viagens e eventos corporativos.
Ao todo, o primeiro dia contou com talk show, sessões gerais, 10 Minilabs com conteúdos comandados pelos representantes das 14 Comunidades da ALAGEV, 8 sessões educacionais mudas, mentorias e muito mais.
Levantamento inédito
Durante o evento, foram apresentados os resultados de 2022 do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), realizado pela ALAGEV em parceria com a FecomercioSP.
Considerando os dados de janeiro a dezembro, o setor de viagens corporativas registrou faturamento acumulado de R$ 93,6 bilhões, o que representa crescimento de 81,6% na comparação com 2021, porém ficando 4,7% abaixo de 2019, ano pré-pandemia.
Especificamente em dezembro, houve gasto estimado de R$ 6,5 bilhões em viagens corporativas no país, uma alta de 15,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, superando em 2,3% o nível pré-pandêmico. Vale destacar que o ritmo no período é menos intenso por conta do início das férias.
“Esse valor representa o mercado de viagens e eventos corporativos considerando o transporte, meios de hospedagens, alimentação, locação de veículos, custos com agências e operadoras e transporte rodoviário, entre outros. Considerando 2023, temos como tendência os preços altos, porém estáveis, o que traz maior previsibilidade para as empresas elaborarem orçamentos e planejamentos, além da flexibilidade e realocação de recursos e redução da tarifa média”, destaca Guilherme Dietze, consultor econômico da FecomercioSP.
O economista ainda ressaltou que mesmo com um cenário positivo, o setor enfrentará desafios como escassez de mão de obra - o que não é exclusivo deste segmento -, custos elevados na cadeia de fornecedores, restrição no número de empresas prestadoras de serviços, já que algumas encerraram atividades durante a pandemia e decisões de encontros entre reuniões virtuais ou presenciais.
De acordo com o especialista, outros fatores também podem afetar os resultados de 2023, como a guerra da Ucrânia, juros altos e incertezas, que atrapalham os investimentos das empresas, tal como o consumo das famílias e a inflação persistente (commodities, imposto, câmbio e clima).
Para verificar o conteúdo completo do estudo, acesse o link.
Prêmio “Você Inspira no LACTE”
No final do primeiro dia de LACTE - 18ª edição, foi realizada a premiação dos melhores cases de eventos e viagens corporativas em três pilares: inovação, ESG e parceria. O objetivo foi compartilhar com o mercado práticas de sucesso que possam contribuir gerando ideias. Após apresentação realizada pelos finalistas, a votação foi realizada durante o próprio evento, por meio de seu aplicativo.
“Depois de tantos desafios, é hora de a gente celebrar e reconhecer aqueles que fazem deste um setor tão resiliente e criativo. O prêmio não poderia ter outro nome, uma vez que destaca as empresas e os profissionais que geram a transformação do nosso mercado”, comenta Juliana Patti, presidente da ALAGEV, complementando que 40 cases inspiradores foram inscritos.
Confira os ganhadores:
:: ESG: Lufthansa Group Expandindo Horizontes
:: Inovação: Tecnologia & Gestão de Viagens Itaú
:: Parceria: Chez Bisutti - Club Med Lake Paradise
O evento continua nesta terça-feira (28). Confira a programação completa em https://alagev.org/lacte17/programacao. E acompanhe novidades no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).
Comentários
Postar um comentário